por LMX » 08 Fev 2010, 00:16
boas..
do meu ponto de vista a solução mais simples é obviamente arrancar em linux outra vez e salvaguardar os dados depois disso, instalar através do synaptic(Ubuntu) o ntfsconfig tool(é basicamente um frontend grafico para um "driver" chamado ntfs-3g que é o responsavel por aceder a discos ntfs).
á partida e no caso do Ubuntu ja vem instalado, mas penso que existem la umas configurações que não veem feitas para discos usb etc.
Abra então o aplicativo e coloque o visto nas duas checkbox´s que lhe aparecem, de seguida ja pode com total segurança aceder a qualquer tipo de disco com filesystem microsoft.
Crie novas partições no disco amovivel e de seguida passa toda a info para la novamente.
Pode ser ou não, mas aquilo que me parece é que acedeu a essas partições ntfs sem o driver activado e depois a filesystem do windows como é sensivel a qualquer coisinha acaba por não funcionar bem, se bem que na maioria das vezes pelo menos com um chkdsk resolve, mas...
se fosse um disco de sistema eu diria que no linux tentou aceder forçadamente a uma partição que estava hibernada e por isso correu mal mas como é um disco externo não estou a ver nada, alias da forma que coloca a questão parece até que lhe aconteceu antes de ir ao linux ou MacOsx.
Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!